Edição Anual - 2020

Diretor Amigo Beija Flor - E-Mail: edu@siteamigo.com   


AABF - Associação Amigo Beija Flor


Visita ao Asilo Vicentina !!!

Amigos, Família e voluntários,

Já fazia algum tempo que o Beija-flor vinha pensando fazer alguma ação voluntária em alguma região, onde a população ainda vivesse em estado de miséria, e agora apareceu a oportunidade.

Dia 29/01 Sr. Roberto e Chamon partiram para Canudos a fim de conhecer o vilarejo do Rio do Vigário, uma das regiões mais carentes da Bahia. Partiram de coração aberto sem saber exatamente o desafio que os aguardava do outro lado, mas determinados a fazer alguma coisa para tornar a vida dessa gente um pouco melhor, levando esperança, amor e a certeza de que o Beija-flor mais uma vez iria movimentar pessoas do bem para esta causa tão nobre.

Assim que chegaram no local o Chamon já começou a enviar mensagens relatando a luta do povo nordestino. É meu amigo, nós que moramos na grande metrópole e temos acesso a tudo, por pior que seja a nossa vida, ainda somos privilegiados de Deus. Temos água potável, bem ou mal temos escolas públicas que são acessíveis, saímos todos os dias para trabalhar alimentados, voltamos para nossa casa, onde temos cama e comida quente todos os dias, e por pior que seja a vida de alguns por aqui sempre haverá uma boa alma a lhe ajudar, ele nunca ficará desamparado totalmente.

Não vou relatar tudo que eles vivenciaram nestes dias que estiveram em Vigário, as fotos falam por si só. 

Muitos de nós reclamamos da nossa vida sem saber o que é deitar de estomago vazio e sem saber o que esperar do dia seguinte, mas infelizmente essa é a realidade de algumas pessoas.

Lá em Vigário existem 59 famílias, totalizando 166 pessoas que sobrevivem pela sorte Divina e pela Fé que os movem, mas que contam com a solidariedade, compaixão e amor de todos nós para reverter este quadro de miséria extrema.

 

O Chamon e Sr Roberto ouviram várias histórias, visitaram as casas de pessoas que só tinham 2 colheres de macarrão para fazer para o almoço, mas que deveria alimentá-los por dois dias (milagre da multiplicação), outro que tinha apenas 1 pacote de farinha de milho e água para fazer um mingau quem sabe. Também tem aquele que não tinha sabonete e nem creme dental. Ainda existem por lá, pessoas que moram em casas de taipas, sem banheiro, sem chuveiro.  Ah, lá não se pode adoecer!! Porque não existe Posto de Saúde, farmácia, ou qualquer outro socorro, e por aí vai o esquecimento em relação a essa gente tão sofrida.  Para obterem um balde de água devem andar cerca de 2km.

Certa vez assistindo uma matéria sobre o povo esquecido do Nordeste, um rapaz chorava muito porque sua mãe tinha falecido. O motivo? Crise de asma. Ela teve uma crise forte e ele teve que leva-la de carrinho de mão até o Posto de Saúde mais próximo que ficava há 12km, quando chegou lá não deu tempo de socorrê-la, ela já havia falecido no caminho.

Além disso, no ano de 2019, TODAS as crianças dessa comunidade foram reprovadas, não há incentivo por parte dos pais que são analfabetos, as crianças vão para a escola com fome, voltam com fome, como vão conseguir ter um bom desempenho? Difícil né?

Lá não existe essa coisa de comemorar Natal, aniversários, a única coisa que existe é ver o tempo passar e pedir a Deus que traga um novo dia com mais esperança e quem sabe, alguma chuva para florescer o mato seco e daí brotar alguma coisa da terra árida.

Pensando em tudo isso, o Beija-flor está lançando uma campanha. E contamos com a ajuda de todos vocês para amenizarmos o sofrimento deste povo que é tão trabalhador, tão guerreiro e que não se deixa abater nem mesmo diante de todos os percalços da vida. Então, você vem com a gente neste desafio? Está preparado para divulgar aos amigos e fazer multiplicar nossa meta?

Nossa proposta inicial é arrecadar R$100.000,00 que serão usados para as seguintes ações:

  • Comprar alimentos para todas as famílias – 6.500,00
  • Montar um galinheiro com 30 galinhas – Estimando gastar 1.800,00
  • Fornecer água potável à toda a comunidade do Vigário. Para isso vãos precisar de 800mts de fios (parte elétrica); reservatório grande de água, 1000mts de cano para o encanamento da água; bomba e instalação; um dessalinizador de água salobra. Estimando gastarmos 50.000,00
  • Moradia para todos, ainda faltam algumas casas para serem construídas. O Retratos de Esperança, associação que ajuda estes moradores já construiu algumas e nos comprometemos a ajuda-los a entregar as demais.
    • 03 casas de 1 quarto – 18.000 cada casa;
    • Uma casa de 2 quartos – 26.000,00
  • Compra de instrumentos musicais num total de 2.260,00
    • 03 violões = 260,00 cada
    • 4 Zabumba = 230,00 cada
    • 02 Cajon = 240,00 cada
    • 4 Triângulo = 20,00 cada

Totalizando 134.060,00 sendo 100.000 pelo Beija-flor e 34.060 por parte do Retratos de Esperança.

Espero que você que está lendo esta mensagem tenha compaixão pelo seu próximo e ajude da maneira como puder, seja contribuindo e/ou compartilhando aos seus amigos para que mais e mais pessoas possam nos ajudar, todo o valor arrecadado será direcionado para ajudá-los.

Agradecemos a sua participação,

Associação Amigo Beija-flor

>Retornar