Como começou o www.siteamigo.com

Sempre gostei muito de conversar. Com o surgimento do e-mail, foi a festa! Mandava muitas piadas para as pessoas e tudo o que me passavam era motivo para envio de e-mails (corrente, doação de sangue, qualquer tipo de pedido de ajuda).

Um dia, interroguei-me: será que existe um site sobre Espiritismo? Nessa época, havia me dado a oportunidade de conhecer a doutrina.

Encantado com o que aprendia e escutava das pessoas, entrei na internet e procurei um site com o nome de www.espiritismo.com.br e, para a minha surpresa, encontrei não só o site mas um com um item chamado: Mensagem do Dia.

Naquele dia, a mensagem que havia lido caia como uma luva para mim. Decidi mandá-la para uma pequena lista de pessoas.

A partir daí percebi que as piadas enviadas começaram a diminuir e o número de mensagens de auto-ajuda começou a aumentar.

Resolvi arquivar as mensagens mais sensíveis, mais bonitas. Fiz isso durante uns dois anos. Um dia, conversando com a Cida, uma amiga do trabalho, e contei sobre os meus arquivos, todo orgulhoso pelo volume que havia guardado. 

Mais uma vez, surpreendi-me! Ela tinha mais mensagens arquivadas do que eu. Não me lembro corretamente, mas juntando os dois arquivos, totalizava cerca de quatrocentas a quinhentas mensagens cada um.

Combinamos presentear as pessoas com essas mensagens. Escolhíamos as mais belas mensagens, montávamos pastas e enviamos de presente.

Na hora, a nossa alegria era imensa. Mas, com o passar dos dias, notávamos que as pessoas começavam a ler e paravam.

Não posso negar, ficamos tristes e resolvemos parar de fazer isso.

Nesse mesmo dia, após ter ficado triste com esses acontecimentos, resolvi fazer um teste. Mandaria uma mensagem pela última vez. Pensei: já que as pessoas não lêem o que entregamos a elas, imaginem as enviadas por e-mail então.

A mensagem que enviei, era uma conversa de uma criança com Deus. Ele falava que a confiaria a um anjo protetor e, no final da mensagem, a criança pergunta a Deus qual é o nome desse anjo. Deus responde: seu anjo se chama Mãe (essa mensagem poderá ser encontrada no www.siteamigo.com como Anjo Protetor).

Cerca de cinco minutos depois, Sheyla, uma colega, foi até a minha mesa chorando. Ela me falou sobre a reflexão que essa mensagem havia provocado nela, pois naquele dia havia dado uma bronca em seu filho. Nesse ínterim, enquanto conversávamos, chegaram cerca de cinco a seis e-mails agradecendo aquela mensagem.

Entendi a resposta à minha dúvida. Não deveria parar com esse trabalho.

Alguns dias depois, recebi um e-mail me pedindo para encaminhar a ela todas as mensagens que tinha, pois essa pessoa gostaria de montar um site.

Na hora fiquei todo feliz e passei a minha pasta de mensagens inteira.

Ao teclar o "enter", quem entrou em ação? 

Meu orgulho. Pensei: Puxa, fiz todo esse trabalho por dois anos. Juntei os meus arquivos com os da Cida. Tivemos um super trabalho em juntar as mensagens, retirar as duplicadas e agora dou de "mão beijada", por que?

Mais do que depressa, decidi que faria um site de mensagens. Na época, entendia muito pouco de internet. Comecei a pesquisar as informações necessárias. Várias foram as noites passadas em branco, construindo uma pequena página.

Quando consegui montar as primeiras mensagens, pelo menos uma para cada letra do alfabeto, resolvi tirar o site de onde eu o hospedava gratuitamente e criar um próprio, pois para acessar o site o nome era muito grande e as pessoas tinham dificuldade de memorizar o nome.

A idéia do nome siteamigo foi da Cida, pois eu queria um nome que falasse sobre amizade, auto-ajuda e todos esses nomes já existiam. Como "amigo" ou "amigos" já existia, então a Cida falou:

- Por que não "Siteamigo"?

Muitas foram as remontagens do site. A cada novo aprendizado, remontava todas as mensagens novamente. Houve um momento em que pensei em parar, mas novamente recebi respostas. 

Eu acabara de colocar um livro de visitas no site e fui checar as primeiras mensagens. Desanimado, resolvera que pararia até que comecei a ler essas mensagens - para minha surpresa, muitas eram de agradecimento, outras parabenizavam, incentivavam para que continuasse. 

Essa rotina continuou. Muitas pessoas escreviam no livro de visitas do site sobre o bem que as mensagens faziam a elas.

Recebi uma mensagem de um artista plástico que dizia não ter ânimo para nada e, após conhecer o site, sua vida havia mudado. Uma outra, de um professor de fora de São Paulo, dizendo que usava as mensagens em sala de aula e outra...

Bem, como sabem, daí não pude mais parar.

Atualmente acredito que o www.siteamigo.com não é um site só de mensagens, mas um site de auto-ajuda em todos os aspectos. Não se veicula nada de dinheiro ou sexo no site e isso fez ganharmos credibilidade e respeito. Nosso maior objetivo com o site é divulgar o trabalho voluntário, levar às pessoas um pouco de paz, amor e harmonia. 

Eduardo

Voltar