Meu Amigo, muita paz.

A assistência social é a fraternidade em ação. Sem ela indiscutivelmente, nossos mais preciosos arrazoados verbalísticos não passariam de belos mostruários sonoros.

É necessário teorizar com o exemplo de desejarmos argumentar com eficiência e segurança, no campo de nossas realizações.

Se é verdade que as obras sem ideal São primorosas esculturas da arte humana, sem o calor da vida, a fé sem obras, segundo já nos assevera a palavra apostólica, há quase dois mil anos, não passa de um cadáver bem adornado.

A escola, a maternidade, a creche, o hospital, o refúgio de esperança aos viajantes da amargura, o albergue, o posto de socorro, a visitação fraterna aos doentes e aos necessitados, a palestra amiga e confortadora, a casa de desobsessão, o auxilio de emergência aos companheiros de angústia, o amparo aos irmãos presidiários e cooperação metódica nos centros especializados de tratamento, quais sejam os sanatórios, os hospitais e os leprosários, a contribuição desinteressada, enfim, a dor de todos matizes e de todas as procedências, desafiam a nossa capacidade de imaginar, organizar e fazer, a fim de que possamos momentalizar a nossa Doutrina de Amor e Luz no mundo vivo dos corações.

Trabalhemos, auxiliando-nos uns aos outros. Somos associados de uma só empresa de redenção, usando o sentimento, o raciocínio, as mãos, a palavra, a tribuna, a imprensa e o livro para o mesmo glorioso desiderato.

Conscientes, pois, de nossas responsabilidades, marchemos para adiante, sob inspiração do Cristo, nosso Senhor e Mestre, entrelaçando braços e corações na mesma vibração de otimismo e esperança, serviço e sublimação.

Hoje é o nosso dia. Agora é o momento. A luta é a nossa oportunidade. Ajudar é a honra que nos compete.

Sigamos assim, destemerosos e firmes na certeza de que o Senhor permanece conosco e, indubitavelmente, alcançaremos amanhã a alegria e a paz do mundo melhor.

"Carta de Emmanuel para José Gonçalves Pereira em 07 Julho de 1952, quando da fundação da Casa Transitória Fabiano de Cristo da FEESP de psicografia de Francisco Cândido Xavier do livro Amor e Luz edição Ideal ".

 

Imprimir

Voltar