O BUDA AMIDA E O NEMBUTSU

 


O Budismo foi fundado na Índia há mais de 2500 anos por Siddhartha Gautama, também conhecido por Sâkyamuni, o Buda. 

A palavra Buda significa Desperto ou Iluminado. Siddhartha Gautama, o Buda, não se apresentou como um deus nem como um profeta de um deus.

Apresentou-se como um homem que, depois de uma longa busca, alcançou a Verdade referente à origem e ao cessar dos sofrimentos que afligem o homem.

Essa verdade é chamada de Dharma (Lei, Princípio, Fundamento) e constitui a essência do ensinamento budista.

O Buda histórico não inventou o Dharma, ele apenas descobriu o Dharma eterno que sempre foi, é e será, e agiu como seu porta voz. O Dharma é plenitude de Luz e Vida, Sabedoria e Compaixão.

Ele não tem forma, nem cor nem cheiro, está  além  da  palavra  e do pensamento, mas, para que os homens possam compreendê-lo, assume a forma de um Buda luminoso, o Buda Amida.

Sâkyamuni ensinou que um asceta de  nome  Dhamakara jurou conduzir todos os seres viventes à Iluminação e tornou-se Buda com o nome de Buda Amida.

Amida significa imensurável.  Ele  tem  esse nome porque a Sabedoria e a Compaixão búdicas são imensuráveis. A estória de Dharmakara se passa em uma dimensão fora do tempo e, simultaneamente, dentro do coração de cada um de nós.

É  estória  exemplar  que  descreve o despertar da Sabedoria e da Compaixão búdicas no coração dos seres viventes.

Esse despertar torna-se possível quando ouvimos o Dharma e praticamos o Nembutsu.

O Nembutsu consiste na recitação da frase NAMU AMIDA BUTSU, que significa: - “Eu tomo refúgio no Buda da Luz e da Vida Imensurável”.

O Nembutsu é a prática central de nossa Escola Budista, a Verdade Escola da Terra Pura ou Jodo Shinshu. Segundo Shiran (1173-1262), o  Patriarca  fundador  da  Escola,  o  Nembutsu  não é uma prece para pedirmos curas, milagres ou a nossa iluminação espiritual.

O Nembutsu é um cântico de gratidão que brota de nossos lábios quando a luz do Dharma ilumina nossos corações, dissipando as trevas da ignorância, causa primordial de todo o sofrimento.

A estátua dourada que se encontra no centro dos altares dos templos da Escola Jodo Shinshu representa o Buda Amida e não o Buda histórico Sâkyamuni.

Algumas pessoas estranham a ausência de Sâkyamuni em nossos altares e chegam a dizer que o Jodo  Shinshu  não  é  Budismo. Entretanto, Amida é o fundamento da iluminação não só do Buda histórico Sâkyamuni, mas de todos  os  Budas  do  passado, do presente e do futuro. Esse mesmo fundamento está presente no Nembutsu.

Texto retirado do Livro de Louvação – CHO CHIN GUE

Colaboração - Adriana Honda